SOPA e PIPA: Entenda!

23 janeiro 2012


Galera, esse é o primeiro post do blog, ajudaria muito se vocês comentassem aí embaixo, obrigada!
405769_10150547773514696_165332879695_8788358_2069151913_n_large
O post a seguir foi pedido pelo leitor Mateus Masanori, espero que esteja de agrado!

Para começar, vamos entender o que é o S.O.P.A. e o que é o P.I.P.A.:

Stop Online Piracy Act (em tradução livre, Lei de Combate à Pirataria Online), abreviado como SOPA, é um projeto de lei da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos de autoria do representante Lamar Smith e de um grupo bipartidário com doze participantes. O projeto de lei amplia os meios legais para que detentores de direitos de autor possam combater o tráfico online de propriedade protegida e de artigos falsificados.. No dia 20 de janeiro, Lamar Smith suspendeu o projeto. Segundo ele a suspensão é "até que haja um amplo acordo sobre uma solução". Wikipédia
Tumblr_ly3vdzy98f1qhjezuo1_400_large
PIPA é a sigla da expressão inglesa “Protect Intellectual Property Act”, que pode ser traduzida como “Lei para Proteger a Propriedade Intelectual”. Consiste em um projeto de lei proposto pelo governo dos Estados Unidos, cujo objetivo é proteger as empresas detentoras dos direitos de propriedade intelectual sobre determinados conteúdos, tais como: estúdios de cinema, emissoras de TV, gravadoras de música, editoras de livros, entre outras. O Significado
Como podemos ver acima, SOPA e PIPA são projetos de lei anti-pirataria que desejam ''proteger os direitos autorais para combater o tráfego online'', uma ideia que achei bem boba, afinal, a internet já existe a anos, e é uma forma de expressão!

Ajkzh7iceaaqzm6_large

Conforme o artigo da Wikipédia, a lei SOPA está suspensa, mas antes disso, causou muito nas redes sociais. Afinal, quem gostaria que sua rede social favorita fosse suspensa por uma lei? Muito chato, não é verdade?

E a lei já começou!
Sopa-61_large

As ações que vieram com o SOPA e o PIPA já são visíveis no mundo da Internet. A pena para downloads na Internet, agora ilegais, são de 5 anos de cadeia, enquanto os de assassinato são 3 anos, o governo realmente não está pensando. Além disso, o site de downloads MegaUpload, muito conhecido e acessado, agora exibe um aviso a todos que entram nele. O aviso diz: Este domínio associado com o site MegaUpload.com foi apreendido nos termos de uma ordem emitida por um Tribunal Distrital dos EUA. Um grande júri federal indiciou várias pessoase  entidades supostamente envolvidas na operação do Web site MegaUpload.com e relacionados acusando-os dos seguintes crimes federaisConspiração para cometer extorsão (18 USC § 1962 (d)), conspiração para cometer infração de direitos autorais (18 USC § 371), conspiração para cometer lavagem de dinheiro (18 USC § 1956 (h)) e infração de direitos autorais e criminal. 


E você, o que acha das novas leis? Eu realmente não gostei, coisas assim acontecem na Internet a muito tempo, e eu não acredito que a lei só tenha percebido isso agora.


Grandes beijos, espero que tenham gostado da postagem!



3 comentários, comente!:

  1. Super apoio esta campanha Cami!

    Participe do sorteio que tá rolando lá no blog ! Prêmios imperdíveis.
    Espero você lá. E também agradeço a sua visita.

    Beijos,
    http://garotaspaceblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não aprovo a lei. Já tinhas conhecimentos sobre as duas leis e queria muito que elas acabassem. Mas entendo já que a pirataria acontece muito na internet e é realmente um crime.

    Fernanda.
    http://meianoiteequinze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Camilinha!!
    Como disse ontem eu super amei seu blog novo e por isso já tem um selinho para ele no meu blog:

    http://laisebiamusicandstyle.blogspot.com/2012/01/selinho.html

    Ps: Obrigado pelo lay (amei!!)

    Beijinhos!
    Laís

    ResponderExcluir

Comente! Seu comentário vai nos ajudar a crescer, com sua opinião positiva e bem-expressada! Se quiser criticar, critique construtivamente, críticas ofensivas não serão aceitas.







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!